segunda-feira, 13 de agosto de 2012

6º dia

Segunda-feira,6º e ultimo dia de pesca.

As condições meteorológicas tinham melhorado consideravelmente neste ultimo dia com os rios a apresentarem os caudais já próximos do normal para a época,a avaliar pelos relatos dos pescadores locais.

Escolher seria uma decisão difícil pois as  opções eram variadas e todas elas apresentavam  boas perspectivas de um final desta viagem de pesca em grande.

Optamos pele concessão do Fethard & Killusty Angling Club no rio Annar,precisamente na zona em que estivéramos dias atrás e onde encontramos,nesse dia, talvez as piores condições de pesca devido ao elevadíssimo caudal que ele apresentava e sobretudo com águas muito escuras.

Este rio era para o meu amigo um dos que não podia deixar de ser pescado nesta viagem se apresenta-se as mínimas condições,pois tinha em anos anteriores lá feito grandes pescarias.

Chegamos já tarde,cerca das 11.30  e com a concorrência instalada já por perto(pecadores Franceses) que pescavam na zona livre,mesmo junto à concessão.Uma breve troca de impressões deixavam antever mais um mau dia de pesca a avaliar pelo fraco desempenho destes pescadores que tinham passado a manhã toda com apenas algumas capturas.


O rio apresentava já uma boa sequência de correntes embora o seu caudal estaria  muito acima do normal e corria ainda uma coloração barrenta.

Começamos umas centenas de metros para montante -eu primeiro e o António  subiu ainda mais deixando-me uns bons 500 m para pescar.

Comecei com um tanden composto por uma seca #16 Klinkhammer e uma ninfa #16 Pheasant e os resultados não tardaram a aparecer com boas trutas a subir na seca e outras a entrarem bem  na ninfa.
Estava-me a divertir à grande,sozinho,no meio de um rio com uma paisagem fabulosa,com grandes prados envolventes cheios de gado a pastar e com umas montanhas como pano de fundo.


Assim estive sem sair do mesmo sitio mais de 2.50h até que o telefone tocou.Era o António.Insistia que eu fosse ter como ele porque as trutas estavam a comer por todo o lado. Eu ainda insisti que também estava a ter bons resultados mas ele disse que não podia perder esta oportunidade e assistir a este espectáculo.
Bom,quando lá cheguei vejo o António no meio do rio com a água pelo peito e a cravar consequtivamente trutas aos seus pés...e que boas trutas eram,quase todas entre os 30 e 40 cm.Estava a pesca-las à seca com pequenas efémeras #20/#22.


Estive alguns minutos a apreciar antes de entrar no rio.
Entrei com muito cuidado,como mandam as regras,só que a minha presença foi notada pelas trutas que estavam activas muito devido ao António estar à já muito tempo sem se mover.Então começamos a pescar mais largo 10/15 m  e aí as trutas continuavam activas.
Eram já 16.30 e eu tinha a missão de cozinhar para a família em estávamos hospedados.Ora como os hábitos alimentares dos Irlandeses são de jantar por volta das 6 da tarde já não restavam margens para muito mais pesca.

Apôs o jantar estaria reservado o mais interessante final de pesca,a que dedicarei um outro post....