quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Uma das muitas suspeitas......

 A água do Rio Coura, na Praia do Taboão, está interdita a banhos mas a autarquia local e a organização do Festival de Paredes de Coura esperam que o rio fique limpo antes de começar o festival.
“Vão ser feitas novas análises e temos quase a certeza de que os resultados serão outros”, disse hoje João Carvalho, responsável pela organização do Festival de Paredes de Coura.
Há três dias que mais de uma dezena de funcionários da câmara de Paredes de Coura limpam as margens e o caudal do Rio Coura para tornar a água ‘potável’.
O festival, que reúne milhares de pessoas na Praia Fluvial do Taboão, nas margens do Rio Coura, começa no dia 29 de Julho e termina no primeiro dia de Agosto.
A menos de uma semana do evento, as análises efectuadas pela delegação de saúde local apresentam valores que interditam os banhos no rio.
“Não foi nenhuma descarga ilegal. O mais provável é que a chuva tenha provocado o deslize de terras agrícolas, com produtos químicos e que esses adubos tenham contaminado o rio”, disse fonte camarária.
Sexta-feira, a pedido da câmara de Paredes de Coura, serão feitas novas análises à água na Praia do Taboão.
“Depois da limpeza que está a ser feita e que implicou a abertura das tolas para que a água circulasse melhor e o recurso a um barco para limpar o leito, de certeza que o resultado das análises já será outro”, salientou João Carvalho.
Esta não é a primeira vez que análises feitas ao Rio Coura indicam valores acima dos valores máximos recomendados.
No dia 16 de Julho de 2009, uma recolha de água feita por indicação da Direcção de Serviços de Águas Interiores, organismo supervisionado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), concluiu que a qualidade da água era “má”.
“Os níveis de Coliformes Totais, Escherichia Coli, Salmonelas, Esterococos Intestinais superam em grande medida os valores máximos recomendados”, referia o relatório da análise.
António Pereira Júnior, o presidente da câmara local, acredita que “em 24 horas, o rio regenera”.
“Não temos nenhuma medida prevista para interditar a praia e o rio aos participantes no festival porque acreditamos que, até ao dia 29, a água volta a ficar com boa qualidade”, finalizou João Carvalho.

Texto copiado e da autoria de:  http://www.ionline.pt/conteudo/14816-praia-fluvial-onde-decorre-festival-paredes-coura-esta-interdita-bancos