domingo, 30 de junho de 2013

Rio Cenza

Há muito que andava para pescar um famoso tramo sem morte(ou melhor,um daqueles que permanece no segredo,e são muito poucos os que o conseguem pescar) num dos cotos do Rio Cenza.


Depois de vários adiamentos lá chegou o dia!

Não é fácil pescar este troço devido às fortes restrições nomeadamente dos dias de pesca,mas também conseguir uma das 3 vagas diárias que estão disponíveis.Outro dos problemas que este troço apresenta é a grande instabilidade climatérica,pois o troço fica acima dos 1000m de altitude pelo aquilo que me foi dado aperceber poucos serão os dias favoráveis a uma pesca sem muito vento,chuva e pior ainda denso nevoeiro.

São 560km,ida e volta,desde Viana do Castelo até ao local deste couto e a viagem torna-se um pouco cansativa mas vale bem a pena pescar este tão singular lugar onde a calmaria e a paz de espírito não tem comparação e fazem esquecer a viagem.

As suas trutas apresentam um padrão típico característico dos rios de alta montanha e o seu tamanho médio ronda os 22/25 cm,tendo embora sido capturadas nesta jornada algumas acima dos 35 cm.,a densidade populacional é elevada.



Em 4 horas de pesca foram capturadas mais de 40 trutas divididas entre o Zé Macedo e eu.
Em termos de selectividade das trutas,elas não apresentam grande problema e conhecimento atacando praticamente tudo o que cai na água.

Eu pesquei praticamente todo o tempo com efémeras em #18 oliva e o meu companheiro com tricopteros, também eles em tamanhos pequenos.
De realçar um grande quantidade de libelinhas....