terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Barragem da Paradela

Na sequência duma recente incursão pelo PNPG,mais propriamente pelos domínios da Paradela,tive oportunidade de constatar o estado geral das condições relativamente esta grande massa de água.
 
Este não é seguramente um lugar muito conhecido da generalidade dos pescadores,muito devido à sua localização geografia,inserida bem dentro do PNPG e com difícil acesso rodoviário.

Contudo é um dos baluartes das grandes trutas autóctones no nosso território.

Esteve fechada à pesca durante um curto período de tempo,ao abrigo do POPNPG,mas que a Associação de Caça e Pesca da Cernada requereu o alvará de concessão ao ICNF.

Importa salientar,para quem quiser visitar esta concessão,a chamada de atenção para  a necessária  leitura atenta do documento, mas acima de tudo ser um bom conhecedor do terreno,pois estamos a falar dum emaranhado de pequenos rios e ribeiras ,e que o documento refere,algumas das quais na margem direita da barragem,sem acesso  fácil.


Outra das mais valias,a justificar uma visita a estas paragens,é a a excelente e peculiar gastronomia existente na região,onde a carne Barrosã é tratada de forma sábia e o fumeiro é do melhor que se pode encontrar.
 fotografias©João Dias