quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Trilho do Fojo da Portela da Fairra

Depois de algum interregno nas grandes caminhadas,e sempre na ânsia  de novas descobertas,mas também para reencontrar poucas mas grandes amizades destas andanças,chegou o dia de recomeçar apôs uma intensa época de trabalho.

A previsão da meteorologia não dava,para o dia de hoje,boas notícias,nem para grandes e longas incursões serra adentro(chuva e nevoeiro)pelo que o sentido de responsabilidade e bom senso se imponha.

Várias foram as sugestões na escolha do trilho a fazer,mas todas elas  sem condições,ficando claro que teria que ser uma coisa soft e com valor cultural.

Como em tudo na vida o "mestre" tem sempre uma solução e essa passaria pela realização de um dos trilhos homologados pelo PNPG.
                    é notório o banco de nevoeiro a cortar a visibilidade
Este é um pequeno trilho circular com cerca de 6 Km(nós fizemos um pouco mais devido a algumas derivações)de grau de dificuldade baixo e leva-nos ao encontro dum velho fojo(cabriteiro)do lobo,ainda em exelente estado de conservação que vale muito a pena visitar e tentar compreender como funcionava(consta que a ultima vez que foi utilizado foi em 1917)
                                      pormenor da entrada para o lobo....
Depois desta visita,seguimos em direcção ao mítico Rio de Baredo(Pitões das Junias) eu,pessoalmente,queria aferir o seu estado em termos de caudal e condições uma vez que este faz parte duma concessão e onde em tempos eu já pesquei....agradou-me bastante o seu estado e fiquei com a ideia de voltar em breve....