quarta-feira, 30 de março de 2011

Ainda a ALbufeira do Alvão

Depois de consultar....e voltar a consultar.... o edital e alvará desta concessão tive que tirar as  duvidas.

Tinha verificado que o alvará teve a sua cessação em 5 de Agosto de 2010, e não encontrei informação relevante à sua renovação.

Telefonei então ao concessionário(CM Vila Real)onde,muito simpaticamente me foram informando que esta concessão não está renovada e se encontra em processo de renovação.Fiz,com é óbvio,a pergunta que se imponha -É ou não permitido pescar nestas águas? -Responderam com um redondo-"Não sabemos"!Perante isto,decidi então telefonar para a Autoridade Florestal,que de departamento em departamento,lá cheguei à fala com a Srª Engª.responsável pelo assunto em questão.A mesma pergunta! e uma resposta redundante- "nem sim nem nim",não me soube dizer qual legislação que rege esta massa de água.Argumentei então que visitaria em breve este local e que se  por ventura for fiscalizado pelas autoridades competentes quais as leis que os agentes aplicariam,se a da concessão ou a lei do regime geral da pesca,mais uma vez obtive reposta inconclusiva.
Tive também oportunidade,e ai fiquei estupefacto,de fazer mais umas perguntas a tão importante responsável-Quais as espécies que fazem parte do habitat  desta massa de água?-Resposta-Essencialmente Lucios,Achigãs,Carpas e uma população de trutas muito reduzida.Nova pergunta se imponha -então o porquê de se considerar águas salmonideas?-Resposta-É classificação que lhe foi atribuída!

Perante tudo isto concluo que,no meu entender,estas águas estão sobre o regime geral da pesca!

Lanço um desafio aos leitores deste blogue que obtenham informação à cerca desta albufeira o favor de comentarem estes factos e acima de tudo (e isto é o que mais me intriga)comentarem as espécies que habitam estas águas...não estou a ver luçios e carpas a saltarem fora da água!